Uma dúvida muito comum entre as transportadoras é sobre a forma de gestão dos veículos. Afinal, será que vale a pena terceirizar a frota?
A decisão vai depender da necessidade de cada empresa. Neste artigo, veremos como funciona a terceirização da frota e conheceremos algumas das vantagens e desvantagens dessa estratégia. Acompanhe a leitura!
Terceirizar a frota – como funciona?
Na terceirização da frota, é firmado um contrato entre a transportadora e uma locadora de veículos por um prazo que varia, em média, entre 12 e 36 meses. A negociação inclui serviços adicionais como manutenção, carros reservas e rastreamento dos veículos.
Vantagens de terceirizar a frota
A seguir, veja algumas vantagens desse processo:
1 – Previsibilidade e redução de custos
Normalmente, ao terceirizar a frota, a transportadora passa a ter menos gastos do que se mantivesse veículos próprios. Isso porque as empresas que prestam a terceirização negociam em maior escala com os fornecedores, o que lhes proporciona preços mais interessantes.
Dessa forma, gastos com salários de motoristas, manutenção, seguros e impostos, por exemplo, passam a não fazer mais parte da rotina financeira das transportadoras. Além disso, o fluxo financeiro se torna mais previsível, uma vez que acabam os gastos não esperados com a quebra de veículos e sinistros de forma geral.
2 – Libera gestores para outras funções
A gestão de transportes é uma atividade complexa, com alguns desafios para os gerentes. Logo, terceirizar a gestão da frota é uma forma de otimizar o tempo desses profissionais e de suas equipes, permitindo que eles atuem em outras áreas que também lhes demandam dedicação.
Neste artigo, conheça os 5 principais problemas da gestão de transportadoras.
3 – Certeza de veículos sempre novos e com manutenções em dia
De forma geral, as boas locadoras não possuem em suas frotas veículos em circulação com mais de cinco anos de idade. Por isso, ao terceirizar a frota, as chances de que a transportadora conte com veículos novos são grandes.
Além disso, caso seja necessário substituir algum deles momentânea ou definitivamente, isso será feito de forma rápida, conforme previsto no contrato de locação.
4 – Menor necessidade de imobilizar o capital
Esse é um ponto muito importante, e que onera a atividade de transporte.
A gestão própria da frota exige investimento periódico na renovação dos veículos, sejam os recursos de fontes próprias ou onerosas, como bancos. Ao terceirizar a gestão da frota, a empresa otimiza os seus recursos, pois pode alocá-los em outras áreas do negócio, como marketing, melhorias nos processos internos ou qualificação de mão de obra, por exemplo.
Desvantagens de terceirizar a frota
Por outro lado, a terceirização da frota também tem pontos menos favoráveis. Vejamos alguns deles:
1 – Menor controle dos processos
Com a terceirização da frota, as operações de transporte passam a ser de responsabilidade da empresa contratada. Dessa maneira, reduz a capacidade de controle dos processos por parte da transportadora.
Logo, ao terceirizar a frota, deve ser feita uma adaptação nos fluxos e procedimentos, a fim de garantir a boa comunicação entre contratante e contratada.
2 – Decisões perdem agilidade
Uma vez que a transportadora passa a não centralizar mais o processo de transporte, as decisões tendem a ficar mais lentas, pois dependem da comunicação com a prestadora do serviço.
3 – Os motoristas não são escolhidos pela transportadora
Esse é um ponto que ainda gera resistência por parte das transportadoras quando o assunto é terceirizar a frota. Por mais profissionais que sejam as prestadoras de serviços, há sempre a preocupação com a experiência e qualificação dos motoristas, que são peças-chave na qualidade do serviço de transporte.
Mas afinal, qual a melhor opção?
Isso dependerá dos objetivos da empresa. Se a prioridade é reduzir os gastos e concentrar os esforços na atividade principal para aumentar a rentabilidade, a terceirização é a opção mais indicada.
Por outro lado, se a transportadora não abre mão do controle dos processos e da autonomia das decisões, manter uma frota própria é o mais aconselhado.
Independentemente da decisão, é fundamental que a estratégia seja bem planejada, e que leve em consideração os impactos para a empresa e clientes em relação a uma ou outra escolha.
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