Ícone do site Exatus

O que acontece com quem não envia a declaração de Imposto de Renda?

Quando um contribuinte não isento deixa de enviar a declaração de imposto de renda dentro do prazo estipulado ocasiona em penalização. O prazo de envio do documento no ano de 2024 foi aberto em 15 de maço e percorreu até dia 31 de maio, com exceção para o estado do Rio Grande do Sul, que foi vítima de enchentes, para essas pessoas, o prazo perdura até 31 de agosto.

É comum que a falta do envio ocorra pela dúvida sobre a obrigatoriedade da declaração, por isso, é sempre importante consultar um contador ou as regras de exceções disponíveis nas plataformas governamentais oficiais para garantir o cumprimento das regras estipuladas pela Receita Federal.

 

Multa para quem não declarou

A penalidade por multa inicia com 1% sobre o valor do imposto de renda devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e limite de até 20% do IR devido, com prazo de até 30 dias para quitação do débito. Ou seja, mesmo os contribuintes que não precisavam pagar nenhum tributo, e com direito a restituição, ainda precisam quitar o valor mínimo quando IRPF é enviado fora de prazo. Caso não haja, incidirão juros.

A notificação para pagamento da multa e do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) é enviada ao contribuinte, porém, não é validado a quitação das dívidas sem envido do IR ou o contrário. Ciente do atraso do envio, não é necessário esperar a notificação, é possível se precipitar e consultar as pendências fiscais no portal e-CAC.

Mas, você sabe porque é preciso regularizar essa pendência? Veja algumas consequências pessoais ocorridas pela inadimplência fiscal.

 

Penalidades no CPF

 

Mais dúvidas?

As consequências podem ser confusas para os contribuintes, assim como o próprio processo da declaração de imposto de renda, pois cada cenário tem suas particularidades e questões específicas. Independente do caso, é de extrema importância que seja a feita a regularização do documento e das pendências do CPF. Para garantir o processo correto para cada individualidade, uma assessoria contábil especializada pode ser de grande ajuda, assim dúvidas podem ser sanadas com maior facilidade e as consequências extremas do atraso do envio evitadas. Lembre-se: o documento CPF é o cadastro de pessoa física, nele constam todas as pendências e movimentações que podem impossibilitar muitas atividades necessárias no dia a dia, por isso, evite suas restrições!

 

Sair da versão mobile