Como manter a saúde financeira da empresa em tempos de crise - Exatus
646
post-template-default,single,single-post,postid-646,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-0.0.1,qode-theme-ver-15.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive
 

Como manter a saúde financeira da empresa em tempos de crise

Medidas para manter a saúde financeira da empresa em tempos de crise.

Como manter a saúde financeira da empresa em tempos de crise

Em tempos de coronavírus, para que o negócio não sofra prejuízos, os cuidados com a saúde financeira da empresa precisam ser redobrados.

Manter a saúde financeira da empresa em períodos de crise é uma tarefa que exige muita dedicação e profissionalismo. Ainda mais quando se trata de uma situação sem precedentes, como a atual.

Enquanto a pandemia não estiver sob controle, não há certezas sobre quando a economia retomará o seu fluxo normal, nem sobre qual será o padrão de vida e de consumo das pessoas no futuro. Para enfrentar tudo isso, é fundamental que a empresa tenha fôlego e um bom planejamento financeiro.

A importância do capital de giro

As crises trazem retração do consumo e, consequentemente, queda do faturamento. Por isso, uma das coisas mais importantes nesses momentos é dispor de capital de giro suficiente para que as atividades da empresa continuem, mesmo com a redução momentânea de entrada de recursos.

Com a pandemia, alguns bancos oferecem linhas de crédito especiais, com taxas e prazos diferenciados. No entanto, antes de recorrer a financiamentos, o empresário deve avaliar se, de fato, ele é necessário, e de que forma conseguirá pagar as parcelas diante de uma realidade de vendas em queda.

Corte de gastos

Outro ponto fundamental em momentos de retração econômica é a readequação dos gastos. Mas, para isso, é necessário primeiro conhecê-los.

A primeira coisa a se fazer em relação aos custos é classificá-los em fixos e variáveis. Os fixos são os ligados a tudo o que dá respaldo à atividade principal da empresa, como salários da administração, aluguel, marketing, entre outros.

Já os custos variáveis têm ligação direta com o processo produtivo, como os insumos utilizados na produção. Cabe lembrar que, diferentemente dos primeiros, esses custos reduzem naturalmente com a queda da atividade da empresa.

Identificados e classificados os custos, é hora de ver o que pode ser cortado ou reduzido. Mas é importante lembrar que esse corte não pode ser feito de forma aleatória, pois determinados gastos são importantes para a atividade da empresa. Buscar renegociação de aluguel e fornecedores com preços mais atrativos são alguns exemplos de gestão de custos em tempos de crise.

Renegociação de dívidas

Outra maneira de manter a saúde financeira é buscar a renegociação de dívidas, de preferência antes que elas vençam. Em momentos de crise, normalmente as instituições financeiras flexibilizam valores, taxas e condições de pagamento, e estão abertas a negociações e propostas.

O mesmo vale para fornecedores e outros parceiros comerciais da empresa. Aproveitar esses períodos e renegociar as dívidas dará um bom suporte ao fluxo de caixa.

Assessoria contábil

Todos os pontos relacionados acima ficam mais fáceis de serem identificados e planejados com o trabalho de uma assessoria contábil.

Mesmo que o empresário tenha pleno conhecimento do negócio, é provável que ele não conheça ou não domine as legislações contábil, fiscal e tributária. E, em tempos de crise, isso é fundamental para garantir a saúde financeira do empreendimento. Além disso, é muito comum leis emergenciais surgirem nesses momentos para apoiarem a atividade econômica. Isso torna ainda mais difícil para as empresas acompanharem tudo o que se passa no mercado.

Uma das coisas importantes que a assessoria contábil pode fazer pela empresa nesses momentos é a revisão do planejamento tributário. Eventualmente, os impostos podem não estar sendo recolhidos da maneira adequada, ou o regime tributário da empresa não é o mais apropriado para o seu porte ou atividade. Tudo isso pode estar gerando gastos desnecessários, como impostos pagos a maior ou multas por recolhimento inadequado de tributos. No entanto, essas situações só serão identificadas e corrigidas com a ajuda de um profissional qualificado.

Além de apontar e corrigir erros, a assessoria contábil pode ajudar a prever cenários e, com base nisso, traçar estratégias financeiras e administrativas em conjunto com a empresa. Por tudo isso, contar com uma assessoria contábil pode ser um grande diferencial em tempos de crise.

No Comments

Post A Comment