
31 mar Cenário de 2025: Mudanças tributárias empresariais
O ano de 2025 marca mudanças significativas para o sistema tributário brasileiro, exigindo a adequação das empresas para garantir conformidade e eficiência fiscal.
Confira as principais alterações exigidas pelo governo.
O que muda?
As mudanças tributárias do ano representam principalmente alterações estruturais no setor de consumo, sendo as principais referente à substituição de tributos e o imposto seletivo.
O PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS foram substituídos e unificados em dois novos impostos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Além disso, foi feita a criação de um imposto específico para produtos e serviços que possam prejudicar a saúde e o meio ambiente, como cigarros e combustíveis.
Outra mudança significativa é referente à desburocratização do comércio exterior, com o facilitamento de pagamento dos novos impostos, IBS e CBS. Dessa forma reduzindo os custos operacionais e agilizando o processo.
Novos detalhes nos impostos.
Houveram também alterações significativas nos impostos de 2025, sendo essas as principais mudanças:
- Imposto seletivo: Aplicação de alíquotas diferentes em cada produto que possa ser nocivo, para principalmente desestimular o consumo dos mesmos.
- IBS e CBS: Impostos de valor agregado (IVA) que são cobrados em todos os processos da cadeia produtiva, porém evitando o acúmulo, é permitida a compensação de créditos tributários
Não esteja sozinho nas mudanças!
A assessoria contábil da Exatus está preparada para auxiliar sua empresa nesse período de grandes mudanças, oferecendo suporte personalizado para que você tenha o seu processo contábil com confiança e eficiência.
Nos contate para conhecer mais detalhes sobre a Reforma Tributária, conheça nossos serviços e seja nossa nova parceria!
No Comments