Ícone do site Exatus

Agenciamento de cargas: o que é e qual a sua importância?

importância do agenciamento de cargas para a logística e para as transportadoras.

Um dos principais desafios da logística é alcançar a melhor relação entre redução de custos e alta eficiência dos serviços prestados. Nesse sentido, o agenciamento de cargas pode ser uma das melhores soluções, principalmente para as empresas que não dominam esse processo.

Quer saber como isso funciona? Então, continue a leitura e descubra todas as vantagens que esse serviço pode oferecer para a sua empresa!

Afinal, o que é agenciamento de cargas?

Basicamente, trata-se de uma maneira de tornar mais eficiente os processos logísticos, em especial no que se refere a transportes de cargas em geral.

Em outras palavras, esse serviço busca fazer com que a mercadoria chegue ao destino dentro do prazo acordado e da forma mais segura e menos custosa possível. Para isso, podem ser integrados vários participantes no processo, que atuem em diferentes modais, como transportadoras, motoristas autônomos e companhias aéreas e marítimas. Dessa forma, ao reunir todos esses integrantes, o papel do agenciamento de cargas é definir a estratégia que coordenará o trabalho em conjunto no sentido de atingir os objetivos definidos.

Como esse serviço funciona na prática?

Para contratar o agenciamento de cargas, a empresa não contata diretamente a transportadora, e sim o agente de cargas. Esse é o profissional que tem a responsabilidade de integrar todos os parceiros que vimos anteriormente (motoristas autônomos, transportadoras e empresas aéreas e marítimas).

O agente de cargas, então, solicitará todas as informações para que possa ser elaborada a melhor estratégia para a prestação do serviço. Para que o trabalho desse profissional seja mais eficiente, é fundamental que ele conte com boa tecnologia. Isso porque será necessário analisar diversas variáveis, como percursos, modais necessários, expectativa de custos, entre outras.

E vale a pena utilizar o agenciamento de cargas?

Uma dúvida que surge é se, de fato, é mais vantajoso utilizar esse tipo de agenciamento do que contratar diretamente uma transportadora ou motorista autônomo. Dependendo da complexidade do transporte e do percurso, esse serviço oferece vantagens muito interessantes. Veja algumas delas:

Redução de custos

Mesmo que você pague os serviços de um agenciador de cargas, isso poderá sair mais barato do que contratar diretamente um transporte em algumas situações.

Isso porque esse profissional apresentará propostas adequadas ao perfil e aos objetivos da sua empresa. Além disso, ele tem toda a expertise para definir o trajeto mais adequado e a forma como será realizado, evitando despesas desnecessárias com diárias dos motoristas e tomando o cuidado para não se expor a gastos imprevistos como multas, por exemplo.

Também faz parte de seu serviço definir questões como armazenamento, segurança e rastreabilidade da carga. Isso tudo demanda tempo e conhecimento para planejar adequadamente e sem que haja nenhum desperdício.

No artigo abaixo, veja outras dicas para reduzir custos no transporte de cargas.

5 dicas para reduzir custos no transporte de cargas – Exatus

Mão de obra especializada

Em qualquer tipo de negócio, a logística sempre é um serviço bastante complexo. Todos os detalhes da operação, como armazenamento e entrega da carga, sistemas de rastreabilidade e conexão de modais envolvem muitos detalhes. Por isso, ao contratar um agenciamento de cargas, você terá a tranquilidade de contar com profissionais especializados em todas as etapas desse processo.

Além disso, a tecnologia é um instrumento muito importante para que tudo funcione na logística. Normalmente os sistemas e softwares são caros e necessitam de pessoas que os operem adequadamente. Essa é outra vantagem do agenciamento de cargas.

Liberação alfandegária mais fácil

A análise de documentos referentes às mercadorias que transitam no transporte de cargas também exige conhecimento especializado. Nesse sentido, o agente de cargas realiza todo o acompanhamento desse fluxo junto aos órgãos competentes. Isso facilita a burocracia ao reduzir o tempo necessário para análise e, também, as possibilidades de eventuais erros.

Além de terem o conhecimento técnico necessário para a análise dos documentos, esses profissionais conseguem, inclusive, antecipar as exigências das autoridades competentes. Isso também agiliza o processo e, em muitas situações, evita gastos extras com a necessidade de armazenar a carga até que seja concedida a liberação da mercadoria.

E então? Conseguiu entender como funciona e qual a importância do agenciamento de cargas? Se tiver dúvidas, mande seus comentários e, caso deseje uma assessoria contábil especializada, clique aqui e contate nossos especialistas!

Sair da versão mobile