Normalmente, a primeira associação que se faz com o valor do frete é a distância entre a origem e o destino da mercadoria. Porém, existem muitas outras variáveis envolvidas nesse serviço, e conhecê-las é fundamental para que o frete seja corretamente precificado. Isso facilitará o entendimento do seu cliente e contribuirá para a gestão financeira da sua transportadora.
Fatores que mais impactam no valor do frete
A seguir, conheça alguns dos principais fatores que impactam no preço do frete.
. Dimensão e peso da mercadoria
A princípio, podem parecer sinônimos, mas dimensão e peso são conceitos diferentes e interferem de formas distintas no preço do frete.
A dimensão se refere ao espaço necessário para transportar a mercadoria, já considerando a sua embalagem. Um item mais volumoso sacrifica o espaço disponível no caminhão, logo o seu transporte custará mais caro. Já o efeito do peso é percebido no desgaste dos pneus e no consumo de combustível do veículo.
. Características do produto
Quando falamos em características de uma mercadoria, estamos nos referindo à durabilidade, grau de fragilidade e valor.
Produtos perecíveis necessitarão de climatização diferenciada e mais rapidez no transporte para chegarem íntegros ao destino. Além disso, muitas vezes não podem ser transportados junto de outros itens, o que torna o frete exclusivo e, consequentemente, mais caro.
Já as mercadorias mais frágeis precisarão de cuidados adicionais, como embalagens próprias e manuseio adequado. Por fim, itens valiosos irão demandar algum sistema de segurança, como rastreadores, acompanhamento por satélite ou, até mesmo, escoltas, a depender do caso. Tudo isso também influencia no preço do serviço.
. Distância do destino
A distância entre o destino e o local onde a mercadoria é coletada também interfere no valor do frete. Quanto maior o percurso, mais gastos a transportadora terá, e mais caro será o serviço.
. Prazo de entrega
O prazo de entrega depende do fluxo operacional de cada transportadora, e já é negociado no momento da contratação do frete. No entanto, se o cliente precisar de um prazo diferenciado, isso poderá ser adaptado mediante acréscimo no preço do frete.
. Características da região de entrega
Além da distância, existem outros fatores relativos à região da entrega que interferem no valor do serviço.
Algumas regiões podem ser perigosas e oferecer riscos à entrega da mercadoria. Outras, podem não ter a infraestrutura adequada para que se chegue por estrada, o que exigirá vias alternativas como aérea ou fluvial, por exemplo. A complexidade de acesso a essas regiões será diretamente proporcional ao preço do frete.
. Tributos
A tributação no transporte de cargas é complexa e onerosa, e esse custo também irá compor o preço do frete. O mais famoso de todos os tributos é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), mas há diversos outros que incidem sobre os serviços das transportadoras.
. Pedágios
Os pedágios são custos variáveis, que estão diretamente relacionados com o trajeto a ser percorrido pelo veículo que realizará a entrega. Uma forma de diluir esse gasto e baratear o frete são as cargas fracionadas, nas quais pode-se ratear essa despesa entre todos os clientes.
. Taxas
Por fim, há diversas taxas cobradas no transporte de cargas. Vejamos algumas das mais conhecidas:
Ad Valorem
Essa taxa representa o custo do seguro da carga. O cálculo é feito por meio de um percentual da mercadoria sobre o valor da nota fiscal da carga transportada.
Taxa de gerenciamento de risco (GRIS)
O GRIS é um componente do Ad Valorem. Ele serve para cobrir especificamente os custos com ações tomadas para combater o roubo da carga, como tecnologia e contratação de empresas de monitoramento.
Taxa de Restrição ao Trânsito (TRT)
Algumas localidades possuem restrições quanto ao trânsito de veículos pesados e horários de circulação. Nessas situações, algumas transportadoras cobram taxas adicionais pela realização do serviço de transporte.
Taxa de coleta e entrega
Essa taxa nem sempre é cobrada. Ela dependerá de quão distante estiverem o contratante do frete e a transportadora, e servirá para custear o deslocamento para a retirada da mercadoria e envio ao cliente.
Frete excedente
Quando o peso ou o valor da carga supera o que foi estabelecido no contrato, é cobrada a taxa de frete excedente.
Esses foram alguns dos fatores que influenciam no preço dos serviços de frete. Acesse nosso blog para mais conteúdos semelhantes, ou entre em contato com nossos especialistas para informações sobre nossos serviços de assessoria!