Chega aquele momento do ano em que já não dá mais para adiar a prestação de contas ao leão. Nessa hora, uma dúvida é comum entre muitos contribuintes: afinal, será que preciso declarar meu Imposto de Renda com um Contador?
A crise financeira, agravada pela pandemia, fez com que a maioria de nós se tornasse verdadeiros especialistas em cortes de custos. E isso se aplica a todos os nossos gastos, inclusive os com prestadores de serviços, como os profissionais de contabilidade, por exemplo.
Mas será que essa é uma estratégia inteligente de redução de custos? Ou, como se costuma dizer, “o barato pode sair caro” em determinadas circunstâncias?
Por que declarar o Imposto de Renda com um Contador?
A seguir, listamos algumas vantagens que você tem ao contratar um Contador para cuidar do seu Imposto de Renda. Continue a leitura, e decida se fazem sentido para você!
1 – Esclarecer dúvidas no preenchimento
Poucas pessoas não têm alguma dúvida sobre o preenchimento da declaração de Imposto de Renda. Até porque, quase todos os anos, existe algum item que foi modificado ou incluído no formulário do IR.
E, dependendo das movimentações financeiras que ocorreram durante o ano, essas dúvidas podem ser ainda maiores. Como declarar o imóvel que você adquiriu ou vendeu? E o resgate daquele fundo que você não mexia há tempos, como fica na declaração? E aquele dinheiro enviado ao exterior para o intercâmbio dos filhos, será que precisa aparecer na prestação de contas anual?
Se você tiver dúvidas como essas, contratar um Contador para cuidar do seu IR lhe dará muito mais segurança na entrega da declaração.
2 – Evitar a “malha fina”
Um dos grandes pesadelos dos brasileiros – a “malha fina” – está diretamente ligada ao motivo que vimos anteriormente.
Quando o contribuinte não tem segurança no preenchimento da declaração, as chances de que caia na peneira do fisco são infinitamente maiores. E é natural que existam dúvidas, principalmente em casos nos quais existam mais de uma fonte de renda, dependentes e despesas médicas e com educação, por exemplo.
Apesar de a malha fina ser algo inevitável (qualquer um pode cair na fiscalização), caso isso aconteça, você pode dormir muito mais tranquilo se a sua declaração de rendimentos estiver nas mãos de um Contador. Isso porque ele prestará todos os esclarecimentos necessários para o fisco, de forma correta e pontual. Dessa maneira, você não correrá o risco de pagar multa por causa de dados incorretos que, em alguns casos, pode ser bem elevada!
3 – Economia de tempo
Por fim, mesmo que você conheça bem o processo e já tenha bastante experiência com a declaração do IR, ainda precisará de tempo para elaborá-la.
Dependendo do caso, pode ser bem simples elaborar a declaração do IR. No entanto, o processo nunca é tão rápido. Além da análise de toda a documentação (que não é pouca), há também a necessidade de baixar o programa da Receita Federal e tomar conhecimento de todas as alterações realizadas no ano. Tudo isso demanda bastante disponibilidade de tempo, o que raramente os contribuintes têm de sobra.
De quais documentos o Contador precisará para fazer a declaração do IR?
Caso você decida contratar um profissional para cuidar da sua declaração, veja os documentos que precisará entregar a ele:
– Declaração de IR do ano anterior;
– CPF e RG seus e dos seus dependentes, caso tenha;
– Informe de rendimentos seu e do cônjuge, caso a sua declaração seja conjunta. Se algum de seus dependentes tiver rendimentos, também precisará apresentá-lo;
– Informes de instituições financeiras, nos quais conste posição de saldo de conta corrente, aplicações e financiamentos;
– Recibos de despesas com educação e gastos médicos;
– Documentos referentes à pensão alimentícia, doações, heranças, e outros que o seu Contador solicitará, a depender da sua situação patrimonial.
Considerações finais
Esperamos ter auxiliado você a entender a importância de um Contador para a declaração de Imposto de Renda. Caso tenha alguma dúvida, ou deseje uma assessoria contábil, entre em contato e fale com nossos especialistas!