Ícone do site Exatus

Impostos diretos e indiretos: Qual a diferença?

impostos diretos

 

Compreender a diferença entre os impostos diretos e indiretos, assim como suas especificidades, é de extrema importância para manter uma boa gestão contábil da sua empresa.

Por isso, nesse artigo, vamos te apresentar os impostos diretos e indiretos e a diferença entre eles!

Confira abaixo.

 

O que são impostos diretos?

 

Os impostos diretos são aqueles que incidem sobre a sua renda ou propriedade do contribuinte, sendo o mais comum deles o imposto de renda.

 

Os principais impostos diretos são:

 

Imposto de Renda Pessoa Física: Calculado sobre os rendimentos tributáveis de contribuintes pessoa física como salários e aluguéis recebidos.

Os profissionais autônomos também recolhem o IRPF sobre seus rendimentos, as alíquotas vão de 7,5 a 27,5%, conforme as faixas de receita estipuladas pela RF.

Imposto de Renda Pessoa Jurídica: Para empresas do lucro presumido e lucro real o imposto de renda é cobrado separadamente, diretamente sobre a presunção do lucro e lucro contábil, respectivamente. No Simples Nacional o imposto de renda é cobrado juntamente com os demais, sendo considerado um imposto indireto.

Imposto Sobre Veículos Automotores (IPVA): Incide anualmente sobre veículos automotores, variando seu valor de acordo com as características do bem.

Imposto Predial e territorial urbano (IPTU): imposto municipal cobrado sobre as propriedades construídas em perímetro urbano.

 

 

O que são impostos indiretos?

 

Já os impostos indiretos são aqueles que incidem sobre o consumo de bens e serviço, tendo seus custos repassados aos demais consumidores da cadeia.

Esses tributos caem sobre a aquisição de roupas, alimentos, móveis e demais itens e contratação de serviços em geral.

 

Os principais impostos indiretos são:

 

 

A importância da contabilidade para a apuração dos impostos diretos e indiretos:

Contar com especialistas no segmento de atuação da empresa é fundamental para garantir a correta apuração dos impostos municipais, estaduais e federais, assim como a elaboração de um bom planejamento tributário.

Sair da versão mobile