A contabilidade é uma das profissões mais antigas existentes, acompanhando a história da evolução, creia-se que os primeiros relatos de sua atividade são de 7 a 8 mil anos atrás. A medida que o homem foi conquistar quantias financeiras, as informações de posse de altos valores não era fácil memorização para controle, tendo como consequência a necessidade de um responsável de confiança e qualificado para tal ação.
Contabilidade no mundo antigo
Conhecido como contabilidade empírica, ainda não havia um controle metodológico e não era considerada uma ciência, mas foram identificados registros que hoje conseguimos reconhecer como atividades de controle contábil, mesmo que conhecidos por outro nome na época e de propriedades primitivas.
Contabilidade no mundo medieval
Já na idade média, com um pouco mais de evolução de metodologia, surgiram as primeiras teorias contábeis. Esse período é marco da sistematização da contabilidade, com a introdução dos métodos das partidas dobradas, criado pelo Frei Luca Pacioli.
Esse método determina que cada valor de débito lançado em uma conta, deve haver o mesmo valor de crédito em outra, e que esses precisam ser correspondentes. Outra forma de facilitar essa explicação, é a comparando a teoria de origem e aplicação, sendo a origem a credora, e a aplicação devedora.
Contabilidade no mundo moderno
A época de sistematização da contabilidade evidência a necessidade de normas para a boa ocorrência da atividade contábil.
Acompanhando a evolução global da sociedade, os estudos da área também tomaram uma maior proporção, alcançando a criação de normas e legislações, para garantir a compreensão da ciência pelo público e facilitar o controle dos profissionais; são elas as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS).
Contabilidade no mundo científico
Na atualidade contemporânea, a ampliação de dessa área de atuação chegou a uma realidade muito maior, criando oficialmente o cargo do contador. Atualmente, esse profissional lida com uma ampla responsabilidade de trabalhos, aliado com outras especialidades e usando da tecnologia com uma agrande ferramenta de apoio.
É nítida a automação de tarefas e burocracias que a contabilidade engloba na sociedade, tornando-se uma obrigatoriedade empresarial e necessidade para muitas pessoas e empresas.
O futuro da contabilidade
Mesmo com uma evolução rápida, movida a necessidades, a contabilidade não cessou suas adaptações e modernizações. Assim como muitos outros âmbitos de trabalho, é necessária uma constante adaptação ao mercado, por demanda de competitividade e tendências tecnológicas.
Para ser destaque, é preciso aceitar esse movimento e garantir uma boa adequação as previsões de tendências de direção da contabilidade, como:
- Empreendedorismo digital;
- Consultorias abrangentes (incluindo em plataformas digitais);
- Inteligência artificial;
- Áreas de atuação mais ativas.
É importante ressaltar um fala de Picarreli que “O mundo está mudando rápido, e o profissional de contabilidade irá além de ser um digitador ou realizar apuração de impostos, terá que desenvolver diversas inteligências para interpretar as informações e fornecer aos clientes algo muito além de números, e sim a realidade da empresa para serem tomadas as melhores decisões”. A adaptação é o segredo chave para o sucesso na história que a contabilidade segue escrevendo.