17 jun Contabilidade no comércio exterior: qual a importância?
Entenda a importância da contabilidade no comércio exterior.
Para entender a importância da contabilidade no comércio exterior, é interessante saber também sobre o impacto do COMEX sobre a economia brasileira, pois ele representa uma proporção significativa do produto interno (PIB).
Sendo um país com uma economia em desenvolvimento, o Brasil depende, sim, do comércio exterior. Nosso país sempre foi um importador líquido de bens e por esse motivo o COMEX tem uma importância estratégica no território nacional.
Porém, para as empresas que atuam com comércio exterior e desejam que as operações funcionem corretamente, é necessário se certificar de que tenham uma contabilidade organizada.
A relação entre contabilidade e COMEX está diretamente ligada às informações financeiras do negócio no exterior, mas também tem relação direta com os dados internos da empresa.
Contabilidade e COMEX: importância do RADAR.
O sistema exportador brasileiro é altamente dependente do uso de informações estatísticas, e elas são essenciais para o processo decisório das empresas. Quanto mais dados disponíveis, mais fácil será analisar e escolher os melhores caminhos que impactem positivamente os resultados do negócio.
Desse modo, com foco em facilitar esse processo para os administradores, o Ministério da Fazenda brasileiro criou uma agência chamada Registro Brasileiro de Exportação e Importação (RADAR). Trata-se de um banco de dados eletrônico que contém informações sobre todos os embarques que circulam entre o Brasil e outros países.
Através dele é possível acessar informações sobre empresas estrangeiras que atuam no Brasil e vice-versa. Isso permite maior transparência nas relações comerciais internacionais e ajuda a evitar fraudes ou práticas ilegais, como contrabando ou evasão fiscal.
Este sistema ajuda as empresas a acompanhar suas operações de COMEX, fornecendo dados sobre impostos, taxas de importação/exportação, bem como outros custos associados ao envio de mercadorias para o exterior.
Como os dados do RADAR podem auxiliar nas decisões de COMEX
As informações contidas no RADAR, após a avaliação da gestão, podem ajudar as empresas a determinar se vale ou não a pena enviar produtos de um país para outro, dadas certas condições, como custos de transporte ou taxas de câmbio.
Esses dados podem ser usados de forma totalmente estratégica, permitindo aos gestores tomar decisões de negócios mais inteligentes a respeito dos locais onde vendem produtos – ou querem vender – e também para onde enviam, além de onde exportam.
Gestores de COMEX devem conhecer bem o mercado externo onde atuarão.
Uma boa gestão de comércio exterior deve conhecer os requisitos legais para sua empresa operar. Para isso, serão necessárias muitas informações contábeis sobre seus parceiros comerciais, como os países e cidades para onde seus produtos já são enviados, tipos de produtos que comercializam, e principalmente: qual a saúde financeira dessas empresas.
Também é essencial se familiarizar com as leis e regulamentos do mercado contábil dentro do nicho escolhido, buscando respostas para questões como:
- Há alguma restrição fiscal para determinados tipos de mercadorias, serviços ou negócios com base no local de onde elas são enviadas?
- Dentro da cadeia, sua empresa importará, exportará ou atuará apenas na logística dos produtos?
- Que tipo de papelada é necessária na alfândega para que os itens possam vir do exterior e serem vendidos no país destino?
- Na composição de preços dos produtos e serviços, o quanto a questão dos impostos tem impacto nos custos? Vale a pena exportar?
- Com relação ao transporte, quais são os modais e os documentos que envolvem o trânsito de mercadorias? O que é preciso providenciar a fim de facilitar tanto a entrada quanto a saída dos produtos?
Esses são aspectos importantes para a gestão saber antes de começar a enviar mercadorias para o exterior ou trazê-las para o Brasil. E caso não saiba, a área contábil pode contribuir com muitas informações nesse sentido.
Como a contabilidade apoia as operações de COMEX?
Uma das vantagens da contabilidade para as operações de COMEX é a possibilidade de reduzir o percentual dos custos operacionais da empresa. Quando se tem um controle preciso de todos os processos contábeis do negócio, é possível ter uma visão global de onde é possível aplicar ações focadas em economia.
Além disso, uma contabilidade organizada ajuda no planejamento futuro das operações, para que haja um crescimento orgânico e sustentável dos negócios no médio e longo prazo.
Por exemplo, investir em projetos de expansão ou obter financiamentos, exige que a contabilidade esteja devidamente alinhada e que possa entregar informações precisas. Sem isso, se torna impossível realizar o planejamento estratégico, uma vez que é determinante trabalhar com base na performance real da empresa.
Também vale mencionar que algumas empresas são obrigadas a manter sua contabilidade separada, uma vez que cada país possui sua própria legislação fiscal e tributária. Sendo assim, um serviço adequado de contabilidade se torna um recurso altamente estratégico para quem deseja expandir seus negócios no exterior.
Por fim, contar com uma consultoria contábil especializada em COMEX traz acesso a serviços relacionados às questões fiscais dos países de destino e outras necessidades relacionadas às exportações. Isso por si só, já é de grande ajuda na preparação dos documentos necessários para apresentar nos governos estrangeiros, como certificados de origem, receita fiscal, dentre outros.
Se você sente que precisa de ajuda extra para entender as questões contábeis em relação ao comércio exterior, entre em contato conosco para que possamos esclarecer suas dúvidas.
No Comments