Com o advento da globalização, é comum que os países mantenham a necessidade de firmar comercializações e negócios entre si. Em situações como essas é fundamental assegurar a transparência da comunicação contábil. É por isso, que para estes casos, existe a Contabilidade Internacional.
O que é?
A Contabilidade Internacional apresenta critérios que encontram-se em conformidade com a linguagem contábil global a fim de facilitar negócios firmados entre diferentes países. Para isso, são emitidas as Normas Internacionais de Relatório de Finanças (IFRS), padronizando e unificando essa linguagem. Essas normas são emitidas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (IASB).
Benefícios
Os benefícios da Contabilidade Internacional abrangem empresas de pequeno, médio e grande porte, auxiliando na comparabilidade das informações financeiras, entre empresas de diferentes países, na abertura de oportunidades de acesso a mercados de capitais internacionais e na simplificação de processos de auditoria, aquisições e demais aspectos que envolvam negócios internacionais.
Além disso, outras utilidades também envolvem o alinhamento às melhores práticas contábeis e as mudanças nas condições econômicas.
Contabilidade Internacional no cenário brasileiro
No Brasil, a contabilidade internacional é formalizada pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A elaboração de demonstrações financeiras é uma obrigação para todas as empresas de capital aberto que possuem títulos públicos, já para as empresas de menor porte, a adoção das IFRS é opcional e pode depender das práticas contábeis locais.
A Exatus Contabilidade está sempre disposta a esclarecer dúvidas sobre o universo contábil e oferecer soluções contábeis com excelência e compromisso. Entre em contato e descubra como nossos serviços podem solucionar os seus problemas.