20 out Certificado Digital: quem precisa utilizar e quais são os tipos?
O Certificado Digital é uma das soluções tecnológicas mais procuradas atualmente pelas empresas.
Essa ferramenta tornou os processos do dia a dia menos burocráticos e mais seguros para o empreendedor. A tendência é de que, cada vez mais, documentos físicos sejam substituídos por arquivos virtuais, que dispensam as assinaturas tradicionais. Por isso, esse certificado é cada vez mais importante nas rotinas empresariais.
A seguir, nós falaremos sobre quem precisa utilizar esse documento, bem como sobre os diferentes tipos que existem no mercado. Continue a leitura e descubra se o seu negócio precisa de um Certificado Digital.
Quem precisa de Certificado Digital?
Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode utilizar um Certificado Digital se desejar. Porém, existem algumas situações nas quais esse documento é obrigatório. São elas:
– empresas inscritas no regime tributário de Lucro Presumido ou Lucro Real;
– empresas que emitem notas fiscais eletrônicas, mesmo que o regime tributário seja o Simples Nacional;
– empresas com mais de cinco funcionários;
– para a entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que contém dados das atividades dos funcionários, como salários, horas extras, contribuições sindicais, e assim por diante.
Tipos de Certificado Digital
Existem dois tipos de Certificados Digitais, um para pessoa física (e-CPF) e um para empresas (e-CNPJ).
O e-CPF funciona como se fosse um CPF da pessoa nos meios virtuais. Com ele, o usuário pode assinar diversos documentos, comunicar-se com órgãos públicos e enviar a Declaração do Imposto de Renda, por exemplo.
Leia também: Por que declarar o Imposto de Renda com um Contador? – Exatus
Já o e-CNPJ é a identidade digital da empresa. Esse documento permite a emissão de nota fiscal eletrônica, bem como a assinatura de diversos documentos formais em nome da empresa. Além disso, pode-se transmitir documentos de escrita fiscal com a utilização do e-CNPJ.
Tanto o e-CPF quanto o e-CNPJ podem ser emitidos nos modelos A1 e A3. É importante também saber como funcionam, e de que forma cada tipo é utilizado.
Certificado A1
O Certificado A1 é um dos mais utilizados pelas empresas. Trata-se de um software que fica instalado no computador e, à medida que o usuário vai trabalhando, ele vai reconhecendo as informações para que possa fazer a assinatura digital nos documentos.
O modelo A1 é muito fácil de ser utilizado, permitindo inclusive a emissão de notas fiscais eletrônicas. Pode ser feito backup e guardá-lo em algum dispositivo móvel. A cada ano, o usuário precisará renová-lo mediante o pagamento de uma taxa.
Esse tipo de certificado é mais interessante quando o usuário procura reduzir a necessidade de fazer configurações para compatibilidade. A maioria dos sistemas de emissão de notas fiscais eletrônicas já vem configurada para o modelo A1.
Certificado A3
Já o modelo A3 é um certificado portátil, muito parecido com um pen drive ou cartão de memória. Ele dispõe das mesmas funções do modelo A1, porém só é possível utilizá-lo para autenticação se ele estiver conectado ao computador. Ou seja, não há como instalá-lo na máquina.
Para quem precisa de mais mobilidade, o modelo A3 pode ser a melhor opção. Isso porque, desde que o computador tenha as configurações necessárias, o dispositivo pode ser utilizado. É o caso de muitos profissionais da saúde e advogados, por exemplo, que precisam assinar prontuários eletrônicos ou se comunicar com órgãos públicos frequentemente.
Quer saber mais sobre o Certificado Digital? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários, que lhe responderemos! Caso precise de uma assessoria contábil especializada, clique aqui e contate a Exatus Contabilidade.
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