11 mar Supply chain: o que é e qual a sua importância na logística?
Em uma transação comercial existem várias etapas que vão desde a compra dos insumos por parte dos fornecedores até a venda para o cliente. Para que o produto final chegue até o consumidor, todas as fases do processo precisam estar em sincronicidade. A isso, dá-se o nome de supply chain.
Também conhecida pela sigla SCM (supply chain management), a expressão significa gestão da cadeia de suprimentos. Ela é essencial para a excelência no atendimento aos clientes, pois busca melhorar todos os processos relacionados ao produto. A seguir, saiba mais sobre esse importante sistema de gestão.
Supply chain: como funciona?
Na prática, a cadeia de suprimentos busca conectar todas as empresas que, de alguma forma, participam desde a produção até a comercialização de um bem.
Isso é importante porque, mesmo que tenham propósitos diferentes, todos os que viabilizam um determinado produto ou serviço estão interligados. E, ao facilitar a comunicação entre todos os envolvidos, é possível assegurar mais qualidade ao processo e atender melhor o cliente.
Para isso, o SCM atua da seguinte forma:
Integra o fluxo de todas as informações
Por meio do SCM, pode-se integrar o sistema de ERP (ou sistema de gestão empresarial), para que consiga mapear e avaliar todos os recursos disponíveis na empresa. Dessa maneira, é possível coordenar todos os processos de envios e recebimentos de mercadorias.
Controla os indicadores de performance
Alguns indicadores de performance que são controlados pelo supply chain são:
– qualidade e inovação dos produtos;
– tempo de execução dos processos;
– tempo de chegada desses produtos no mercado;
– satisfação dos clientes;
– adequação dos serviços oferecidos às expectativas dos consumidores;
– compatibilidade dos custos com o valor agregado dos produtos.
SCM e logística significam a mesma coisa?
Essa é uma dúvida comum, mesmo entre profissionais que lidam com supply chain de forma rotineira. De fato, existe uma relação bem próxima entre os dois conceitos, mas eles não significam a mesma coisa.
Na verdade, uma das etapas da cadeia de suprimentos é a logística. Ela cuida da movimentação física dos produtos e de toda a documentação necessária aos processos. Além do transporte e armazenamento, a logística define a estratégia mais eficiente para cada produto com foco no prazo de entrega.
Por sua vez, a SCM é a estratégia vista como um todo. Além da logística, ela integra todas as outras funções e pessoas que estiverem conectadas na cadeia de valor. Isso engloba fornecedores de insumos, produtores, distribuidores e, também, quem não atua diretamente na produção, como marketing e gestores.
Vantagens do supply chain
Confira algumas das vantagens da gestão da cadeia de suprimentos:
1 – Redução dos custos operacionais
Quando existe sinergia entre todas as partes envolvidas no processo, é possível comprar e gerenciar a quantidade certa de produtos. Assim, consegue-se evitar dinheiro parado em estoque e desperdício de itens. Além disso, a integração elimina gastos com tarefas redundantes, o que também contribui para a redução dos custos operacionais.
2 – Melhoria dos serviços
A interligação da cadeia de suprimentos também proporciona melhoria dos serviços prestados. O bom relacionamento com todos os parceiros que participam do processo garantirá a quantidade adequada de produtos em tempo hábil. Isso evitará problemas que possam prejudicar o relacionamento com os clientes.
3 – Fidelização do cliente
Todos esses pontos interligados contribuem para a satisfação e fidelização dos consumidores. A sinergia promovida pela cadeia de suprimentos agrega valor ao serviço e promove um importante diferencial diante da concorrência.
4 – Maximização do resultado
Por fim, quando há parcerias de qualidade e bem administradas, a tendência é de que sejam reduzidos gastos com transporte e armazenamento. Isso porque, com uma boa gestão de suprimentos, o cliente sempre terá o produto entregue com qualidade e no tempo esperado.
Ao oferecer excelência no atendimento, a empresa conquista e fideliza o cliente. Dessa forma, consegue garantir um incremento na receita de vendas e, consequentemente, maximiza o seu resultado.
Foi possível entender como funciona, e qual a importância do supply chain na logística? Siga-nos nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este. E contate nossa equipe caso deseje assessoria especializada!
No Comments