Conheça 7 tendências de logística para 2021 - Exatus
626
post-template-default,single,single-post,postid-626,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-0.0.1,qode-theme-ver-15.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive
 

Conheça 7 tendências de logística para 2021

novas tendências de logística para 2021

Conheça 7 tendências de logística para 2021

Nos últimos anos, o setor logístico vem passando por grandes transformações tecnológicas. E a pandemia do novo coronavírus acentuou algumas tendências de logística, pois muitas empresas precisaram se adaptar ao novo padrão de comportamento imposto pela necessidade de isolamento.

Quais as tendências de logística para 2021?

O aumento das solicitações de entregas em casa fez com que fabricantes e distribuidores ajustassem os seus processos de produção e de prestação de serviços. O grande desafio é fazer tudo isso com agilidade e sem perder a qualidade.

A seguir, veja algumas tendências que tomaram força em 2020 e prometem crescer ainda mais em 2021.

1 – Logística sustentável

A sustentabilidade é uma preocupação mundial e, na logística, isso não é diferente. Nesse sentido, os esforços para 2021 serão no sentido da redução das emissões de gás carbônico e na diminuição dos resíduos de produção.

Algumas tendências de logística alinhadas à sustentabilidade são:

– popularização dos veículos elétricos ou híbridos;

– maior utilização de combustíveis ecológicos;

– utilização de veículos menores para as entregas last mile (último processo na etapa de uma entrega);

– utilização de ferramentas para gestão de transporte para identificar quem oferece esses diferenciais.

2 – Digitalização da cadeia de suprimentos

Refere-se à utilização de equipamentos e sistemas de tecnologia para melhorar os processos de logística de forma geral. Com a tecnologia, é possível melhorar a velocidade e toda a dinâmica da cadeia de suprimentos. Ao otimizar os processos, as empresas conseguem agregar valor e aumentar os resultados.

3 – Logística omnichannel

No mundo da logística, omnichannel significa “compre e retire”. Para isso, os sistemas de estoques do varejo e dos seus provedores logísticos devem ser bem integrados para que haja velocidade no compartilhamento das informações.

Isso significa que o controle de estoques deverá ser bem mais eficiente para permitir que uma mercadoria comprada esteja à disposição para ser retirada no menor tempo possível. A perfeita integração desses sistemas permitirá que o processo seja concluído sem falhas.

4 – Entrega por drones

Imagine receber a sua encomenda, ou mesmo a tele-entrega, por um drone?

Esse processo foi idealizado pela Amazon, e já era uma das tendências de logística em 2020. No entanto, com a pandemia, acabou perdendo destaque.

Para 2021 ela volta a ser aguardada pelo mercado, principalmente pelos setores de varejo e alimentos. Se aprovada, ela trará inúmeros benefícios, como economia de combustível (o que contribui para a sustentabilidade) e redução do tempo de entrega.

5 – Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é cada vez mais forte também na logística. Ela pode ser aplicada de inúmeras formas, desde veículos que funcionam sem a intervenção humana até robôs que auxiliam trabalhadores em tarefas mais difíceis ou repetitivas.

A IA também pode melhorar os processos de armazenagem. Nesse sentido, existem softwares inteligentes que conseguem analisar as necessidades de estoque conforme as características de cada negócio. Isso faz com que empresas consigam trabalhar com estoques mais enxutos, o que auxilia na eficiência da gestão financeira.

6 – Compra antecipada

Se o consumidor já realizou alguma compra, há como fazer uma análise do seu perfil por meio de ações como “adicionar à lista de desejos” ou “adicionar ao carrinho de compras”. Dessa forma, o sistema consegue analisar o processo de entrega, mesmo que o cliente ainda não tenha concluído a transação.

Aqui, novamente o pioneirismo da Amazon na utilização dessa tecnologia. Por meio do cruzamento de informações, é possível enviar a mercadoria para o centro de distribuição mais próximo do endereço do cliente antes da compra, o que agiliza a entrega.

7 – Entregas full

As entregas full (ou cheias) já estão sendo utilizadas pelo Mercado Livre, e permitem que o cliente receba a sua mercadoria no mesmo dia da compra.

O fato de registrar o pedido, aprovar o pagamento e realizar a entrega em poucas horas confere muito mais complexidade ao processo de logística. Por isso, empresas que adotam esse método necessitam de uma excelente integração de sistema e também de um centro de distribuição grande e com bom volume de estoque para pronta-entrega.

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das tendências e novidades do setor de logística e transportes!

No Comments

Post A Comment